Outubro Rosa: mês de prevenção ao câncer de mama

por Secretaria — publicado 08/10/2021 11h11, última modificação 08/10/2021 11h11
Uma campanha pela conscientização e diagnóstico precoce

O mês de outubro marca a campanha pela conscientização e diagnóstico precoce do câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) depois do câncer de pele, o câncer de mama é o mais comum e estima-se que no Brasil serão registrados 66 mil novos casos da doença nesse ano de 2021.

Diversos fatores de risco estão associados ao câncer de mama. Fatores comportamentais como obesidade, sedentarismo, consumo de bebida alcoólica. Fatores hereditários ou genéticos como histórico de câncer de mama ou ovário na família. E fatores hormonais ou reprodutivos como, por exemplo, primeira menstruação antes dos 12 anos, menopausa após os 55 anos etc. Porém, é importante destaca que a presença de um ou mais desses fatores não significa que necessariamente a mulher terá a doença.

Por isso é importante que a mulher conheça o seu corpo e fique atenta a alterações que não sejam normais. Por isso o autoexame é tão importante.

Alguns dos sinais do câncer de mama são: caroços (nódulos) endurecidos e geralmente indolor; alteração no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) e no pescoço; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com uma casca de laranja.

Outra forma de diagnóstico precoce é a realização de mamografias de rotina para mulheres entre 50 e 69 anos.

Segundo informações do INCA, fora dessa faixa de idade, o exame de mamografia possui maiores chances de gerar resultados incorretos. Antes dos 50 anos, a constituição da mama é mais densa e com menos gordura e após os 70 anos é maior o risco de revelar um tipo de câncer que não causaria danos à mulher.

Agenda Município

A Secretaria Municipal de Saúde informa que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão com horário especial para atender e realizar exames da saúde da mulher:

Quarta-feira das 17h às 21h

Sábados das 08h às 17h

Também está planejada uma live sobre o tema para o dia 27 de outubro.

A Secretaria também planeja uma série de atividades voltadas às suas profissionais de saúde. O primeiro encontro ocorreu nesta quinta-feira, 7 de outubro, no Plenário da Câmara Municipal. Os próximos encontros ocorrerão nos dias 14 e 21 de outubro.

Referências

INCA. Cartilha Câncer de Mama: vamos falar sobre isso? 6ª Ed. Rio de Janeiro, RJ. 2021.
Último acesso em 08 de out. de 2021. Disponível em https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document/cartilha-mama-6-edicao-2021_1.pdf

Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Último acesso em 08 de out. de 2021. Disponível em: <https://www.inca.gov.br/