Setembro Amarelo: uma campanha pela vida!

por Secretaria — publicado 22/09/2021 09h25, última modificação 22/09/2021 09h32
Por quê Agir Salva Vidas.

O Setembro Amarelo é uma Campanha Nacional pela Valorização à Vida. O mês foi escolhido pois no dia 10 de setembro  é o Dia Internacional de Prevenção do Suicídio.

A campanha vem sendo desenvolvida no Brasil desde 2015, com apoio do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).


Fatores de Risco e Prevenção

Popularmente existe uma tendência de relacionar comportamentos contra a própria integridade física, sempre com um acontecimento isolado, que seria o causador da situação.

Entretanto, segundo especialistas, diversos fatores podem estar ligados ao comportamento suicida:

  1. Existência de transtornos mentais prévios, tais como, depressão na forma simples, depressão na forma bipolar, esquizofrenia, dependência química e abuso de álcool,  etc. 

  2. Pessoas de minorias étnicos, raciais ou segundo a orientação sexual como, por exemplo, imigrantes, refugiados, pessoas LGBTQIA+. 

  3. Pessoas com condições de saúde limitantes como, por exemplo, doenças e dores crônicas, tumores malignos, doenças neurológicas, pessoas portadoras do HIV.

Além disso, fatores psicológicos e comportamentais podem ser observados muito antes de qualquer tentativa:

  • Vivência em situações de grande impacto e inesperadas como o luto por perdas familiares, perda de emprego, perda de um relacionamento, etc.

  • histórico de abuso e traumas sofridos na infância ou adolescência; 

  • pouca resiliência ao abordar os problemas do cotidiano;

  • comportamentos impulsivos;

  • rigidez de pensamento ao discutir alternativas para problemas da vida;

  • baixa auto-estima.


Por muito tempo, tratar sobre o tema foi e ainda pode ser um tabu. E muitos especialistas ainda discutem qual a melhor forma de tratar sobre esse tema delicado. Mas como citado pela Dra. Karen Scavacini: “As coisas não mudam, se não falarmos sobre elas.”


CVV

O Centro de Valorização da Vida oferece um serviço telefônico 24h por dia, 7 dias por semana, para atendimento de pessoas em situação de angústia e desespero, e que desejam procurar alguém que possa ouvi-las e acolher.

Ligue 188 - CVV

Site Oficial CVV: https://www.cvv.org.br/quero-conversar/


No site oficial da Campanha Setembro Amarelo (CLIQUE AQUI PARA ACESSAR) também é possível consultar uma lista de médicos psiquiatras de todo o Brasil. Acessa essa informação na aba "Encontre Ajuda" e informe o Estado e a cidade desejada.


Em caso de dúvida, procure ajuda de um profissional da saúde!


A procura por atendimento profissional especializado, como médicos psiquiatras ou psicólogos, ainda é alvo de preconceito. Porém, a saúde mental é tão importante quanto a saúde do nosso corpo, e também merecedora de cuidados.

No Município de Santo Antônio da Platina a orientação é que se procure as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e posteriormente um encaminhamento para o Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) do SUS.

A lista dos endereços das UBS no Município estão disponíveis no site da Prefeitura Municipal (CLIQUE AQUI)


Fatores de Proteção

Os fatores protetores são ações que oferecem proteção contra o comportamento suicida. 

  1. Procure a ajuda de um profissional de saúde especializado! 

  2. Procure reforçar os laços de familiares e de amizade, sinceras; 

  3. Procure desenvolver a sua religiosidade, independente da filiação;

  4. Procure praticar atividades de lazer que estimule os laço sociais, a valorização de sua auto-estima, como por exemplo a prática de esportes.

  5. E, novamente, procure atendimento profissional especializado.


Referências

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. Setembro Amarelo; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude/setembro-amarelo.htm. Acesso em 20 de setembro de 2021.


SETEMBRO AMARELO. Site oficial da Campanha. Disponível em: https://www.setembroamarelo.com/ Último acesso em 20 de set. de 2021.