Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / 2022 / Brasão Oficial do Município de Santo Antônio da Platina

Brasão Oficial do Município de Santo Antônio da Platina

por Secretaria — publicado 06/04/2022 09h20, última modificação 08/04/2022 08h18
Em 6 de abril de 1966 foi sancionada a Lei que instituí o Brasão Oficial do Município de Santo Antônio da Platina.

No dia 06 de abril de 1966, foi sancionada pelo então Prefeito Municipal, Senhor Benedito Lúcio Machado* a Lei Municipal n° 9 de 1966, que criava o Símbolo do Município de Santo Antônio da Platina, ou o Brasão do Município como o conhecemos hoje.

Brasão do Município (colorido)

O Projeto de Lei n° 54 de 1964, que deu origem a mencionada Lei Municipal, descreve o significado do brasão, onde pode-se ler:

1. TORRE ao alto do escudo significam poder e autoridade. Três castelos significam ser a cidade sede de distrito, município e comarca;

2. CORES: Azul expressa lealdade e sabedoria. Ouro, fé, justiça e fulgor, sabedoria e constância. Verde: esperança e lealdade. Prata, beleza, alegria e vitória.

3. O CAMPO AZUL COM O SOL fulgurante e uma data no centro (1914) significa o ano em que Santo Antônio da Platina emancipou-se politicamente.

4. Cortando um escudo em diagonal vemos uma faixa em azul escuro ondulante, representando o Rio das Cinzas.

5. O CAMPO PRATA, significa a beleza alegria e vitória, expressando “o êxito alcançado pelos filhos na luta pela elevação da cidade a fórum de Comarca.

6. O MORRO EM COR VERDE: representa o Morro do Bim, marco natural e monumento histórico que marca o início do povoado de Santo Antônio e sua cor verde é expressão simbólica da esperança e da liberdade.

7. A FAIXA DOURADA no rodapé do Escudo, onde se lê o nome da Cidade de Santo Antônio da Platina, significa ter já a mesma firmado um pedestal de Fé, Justiça, Sabedoria, Fulgor e Constância.

Além disso, o brasão é circundado por um ramo de algodão e outro de café.

A Lei n° 09 de 1966 e o respectivo Projeto de Lei pode ser conferido nesse LINK.

* O Prefeito Benedito Lúcio Machado tornou-se mais tarde Deputado Estadual e hoje dá nome a uma das principais ruas da cidade e à rodovia em direção ao Povoado da Platina.