Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / 2022 / Santo Antônio da Paz - Justiça Restaurativa em Foco

Santo Antônio da Paz - Justiça Restaurativa em Foco

por Secretaria — publicado 16/12/2022 09h53, última modificação 16/12/2022 09h53
Encontro ocorreu no último dia 08 de dezembro de 2022, e promoveu debate sobre formas alternativas de resolução de conflito.

A Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Santo Antônio da Platina realizou no último dia 08 de dezembro de 2022 o encontro “Santo Antônio da Paz: Justiça Restaurativa em Foco: Desafios e Possibilidades”. O evento contou com a participação de palestrantes e de uma vivência em círculos de paz.

O que é Justiça Restaurativa?

A Justiça Restaurativa lança um novo olhar para a resolução de conflito, promovendo o diálogo, a inclusão, a responsabilidade e a conexão entre as pessoas, e o empoderamento entre os atores sociais.

No período da manhã foram realizadas duas palestras principais.

A Juíza da Comarca de Ponta Grossa, Dra. Laryssa Angélica Copack Muniz, que desenvolve projetos ligados ao tema, e além disso é Coordenadora do Comitê de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

Em seguida, a Professora Claudette Albuquerque, Diretora do Colégio Estadual João Ricardo Von Borell Du Vernay, contou sobre a sua experiência com projetos desenvolvidos no colégio.

No período da tarde foi oportunizado aos convidados presentes a vivência prática de um círculo de resolução de conflito, também chamado de círculos de diálogos ou círculos de paz (veja as fotos).

O evento também contou com a presença de representantes do Judiciário da Comarca de Santo Antônio da Platina, OAB local, Ministério Público, Órgãos que compõe o Complexo Social, Secretários Municipais, Presidentes e representantes de Conselhos Municipais, Escolas Municipais e Estaduais, e outras instituições de caráter social.

A participação no evento superou as expectativas, inclusive com a participação e interesse demonstrado pelos presentes. E por isso, as organizadoras do evento agradecem a cada uma das pessoas que vieram e participaram.

No próximo ano, a Procuradoria da Mulher já planeja realizar capacitações para formação de facilitadores de círculos de diálogo nas instituições que demonstrarem interesse.

Mais informações

Para mais informações sobre a atuação da Procuradoria da Mulher, consulte a página:

O álbum completo está disponível no link abaixo.