Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / José Ferreira de Andrade recebe título de Cidadão Honorário Platinense por sua dedicação ao esporte e história inspiradora

por Administrador publicado 20/02/2024 10h15, última modificação 20/02/2024 11h30
No dia 19 de fevereiro, os Vereadores reuniram-se em Sessão Solene para outorga do Título de Cidadão Honorário Platinense ao Sr. José Ferreira de Andrade

Na última sessão da Câmara Municipal de Santo Antônio da Platina, um momento especial de reconhecimento marcou a noite. O senhor José Ferreira de Andrade foi agraciado com o título de cidadão honorário Platinense, em virtude de sua trajetória de vida e sua dedicação ao esporte, em particular, a corrida.

A história de José Ferreira de Andrade é inspiradora. Há cerca de 60 anos, após se aposentar de sua vida profissional como motorista na cidade de São Paulo, ele veio visitar amigos em Santo Antônio da Platina e, nessa oportunidade, se encantou pela cidade paranaense. Decidiu, então, construir sua residência neste município, onde encontrou um novo lar e uma nova comunidade.

Desde então, José Ferreira de Andrade se dedicou ao atletismo, tornando-se uma figura conhecida e admirada não apenas em Santo Antônio da Platina, mas em todo o estado do Paraná e além. Aos mais de 80 anos de idade, ele continua participando de corridas de rua em todo o país, representando com orgulho nossa cidade.

Ao longo de sua carreira como corredor, José acumulou uma impressionante lista de feitos, demonstrando sua determinação e sua paixão pelo esporte. Entre suas conquistas, destacam-se:

I. Uma maratona de 42.200 metros na cidade de São Paulo.
II. Uma ultramaratona de 45.10 quilômetros entre Santo Antônio da Platina e Jacarezinho, ida e volta.
III. Uma corrida Cross Country de 10 quilômetros.
IV. Uma corrida na lama na cidade de Holambra.
V. Vinte e uma meias maratonas de 21 quilômetros, em vários estados do país.
VI. Dezenove participações na Corrida São Silvestre de 15 quilômetros, também em diversos estados brasileiros.

Essas impressionantes realizações não apenas demonstram a habilidade atlética de José Ferreira de Andrade, mas também sua resiliência, disciplina e espírito de superação.

Receber o título de cidadão honorário Platinense é uma merecida homenagem a esse grande atleta e cidadão exemplar, que tanto tem contribuído para a promoção do esporte e para o orgulho da comunidade local. Parabéns, José Ferreira de Andrade, por sua trajetória inspiradora e por representar tão bem nossa querida cidade de Santo Antônio da Platina!