Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Setembro Amarelo: Prevenção ao Suicídio em Foco

Setembro Amarelo: Prevenção ao Suicídio em Foco

por Administrador publicado 15/09/2023 09h54, última modificação 15/09/2023 09h54
O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

O mês de setembro é marcado por uma importante campanha de conscientização e prevenção ao suicídio, conhecida como "Setembro Amarelo". Esta iniciativa, que ganhou força nos últimos anos, tem como objetivo principal alertar a sociedade sobre a importância de discutir abertamente temas relacionados à saúde mental, oferecer apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade e buscar soluções para reduzir as taxas de suicídio.

Segundo dados do Ministério da Saúde do Brasil, o suicídio é um problema de saúde pública que merece atenção constante. No ano de 2020, por exemplo, foram registradas 12.792 mortes por suicídio no país, uma média de 35 casos por dia. Esse número coloca o Brasil em uma posição preocupante no ranking mundial de suicídios, sendo necessário o esforço conjunto de governos, instituições e sociedade civil para reverter essa realidade.

As causas do suicídio são multifacetadas e complexas, envolvendo fatores psicológicos, sociais, econômicos e culturais. Portanto, a campanha Setembro Amarelo não busca apenas conscientizar as pessoas sobre a importância de oferecer apoio a quem está em sofrimento, mas também promover ações de prevenção, como a melhoria do acesso aos serviços de saúde mental e a redução do estigma em torno das doenças mentais.

Organizações como o Centro de Valorização da Vida (CVV) desempenham um papel fundamental nesse contexto. O CVV oferece apoio emocional a todas as pessoas que buscam ajuda, por meio do telefone 188, chat online e e-mail, de forma sigilosa e gratuita. Além disso, profissionais de saúde mental, como psicólogos e psiquiatras, desempenham um papel essencial no diagnóstico e tratamento das doenças mentais, auxiliando na recuperação das pessoas em sofrimento.

É importante ressaltar que a pandemia da COVID-19 trouxe desafios adicionais para a saúde mental da população. O isolamento social, o medo da doença e as incertezas econômicas afetaram a saúde emocional de muitas pessoas. Portanto, em momentos como esse, a campanha Setembro Amarelo se torna ainda mais relevante, pois destaca a importância de cuidar da saúde mental e buscar ajuda quando necessário.

Neste Setembro Amarelo, é fundamental que a sociedade continue promovendo o diálogo sobre a saúde mental, buscando entender as necessidades daqueles que estão em sofrimento e trabalhando juntos para prevenir o suicídio. A conscientização e o apoio são armas poderosas na luta contra esse problema de saúde pública, e todos nós temos um papel a desempenhar nessa causa.

Se você ou alguém que você conhece está enfrentando dificuldades emocionais, não hesite em buscar ajuda. O CVV está disponível 24 horas por dia, todos os dias, para ouvir e oferecer apoio emocional. Lembre-se, a vida é valiosa, e juntos podemos fazer a diferença na prevenção ao suicídio.